A adaptação do Roots

A adaptação do Roots

Além da compra do Roots, outro item que tivemos que investir bastante tempo foi a adaptação do nosso companheiro de viagem.

O Defender é um carro originalmente preparado para off-road e trilhas e, até um certo nível de conforto, também se presta para longas viagens em estradas de asfalto.  Para o nosso projeto, entretanto, precisaríamos fazer diversos ajustes já que além de nos levar para todos os continentes, o Roots será também nossa casa.

Visitamos diversos sites de outros viajantes e fizemos muitas pesquisas com pessoas que já tinham alguma experiência em preparação de carros.  Colhemos muitas dicas valiosas para nosso projeto e, ao final, conseguimos ter uma boa idéia do que queríamos, juntando tudo o de melhor que aprendemos durante essas pesquisas.

Antes disso, porém, precisávamos trocar os bancos do Roots. Os bancos da Defender não são os mais confortáveis e apesar de os do Roots ainda estarem novos, percebemos que precisavamos fazer isso logo em nossa primeira longa viagem com ele para o Uruguai. Todas as referências dadas apontaram para a Rallye Design e lá fomos no começo de janeiro para substituir os bancos dianteiros e o “cube box”, ganhando maior conforto e espaço de armazenagem. O Enzo e o time da Rallye foram super profissionais e dentro do prazo acordado fizeram um serviço de primeira, deixando o Roots muito mais confortável que antes.

O maior desafio no nosso projeto, entretanto, foi otimizar o espaço interno para comportar tudo que queríamos levar. Porém na medida em que fomos evoluindo as idéias, nos demos conta de que a vida que levaremos será muito mais simples que a que temos atualmente e que muitas coisas que imaginávamos levar não terão a menor serventia. Roupas e calçados em excesso, alguns equipamentos eletrônicos e objetos de uso pessoal foram eliminados e o espaço projetado irá se prestar basicamente aos equipamentos de suporte para viagem tais como máquina fotográfica, drone, barraca, geladeira, fogão portátil, panelas, caixa d’água etc….

O Daytrippers e o Pronto Viajei foram nossas grandes inspirações e, por isso, registramos aqui nossos agradecimentos  ao Rafa e Isa e ao Fernando e Ana Paula pela atenção na fase de preparação. Com base nisso botamos no papel nossas idéias e montamos nosso projeto específico considerando tudo aquilo que julgávamos essencial para a gente.

Fomos atrás de quem poderia (e estaria disposto) a executar nosso projeto. Vimos muita gente fazendo por si mesmos os projetos de adaptação do carro mas devido a nossa total falta de capacidade técnica e tempo, preferimos deixar nas mãos de um profissional.

Chegamos a cotar com alguns fornecedores e empresas mas depois que visitamos a Victoria MotorHome não tivemos dúvida de que lá era o lugar certo para materializar nosso projeto.  Além de uma estrutura completa e do profissionalismo, o Plinio tem muito talendo e trabalha com muita paixão no que faz. E isso era exatamente o que nós estávamos buscando, alguém que abraçasse nosso projeto e junto conosco ajudasse a transformar em realidade o projeto que, para nós, curtisse é algo muito especial. Não era a opção mais prática por conta da distância, mas nem pensmos duas vezes em fechar com o Plinio e deixar em suas mãos o Roots e a execução do nosso projeto.

Desde Fevereiro então nossas viagens ao Sul tem sido frequentes.  Saímos de São Paulo em direção a Araquari (SC) e ao longo das 6hs de estrada ficamos só pensando no que vamos encontrar quando chegarmos lá. Como Araquari fica ao lado de Joinville, praticamente já adotamos essa cidade como dormitório e o hotel Quality como nosso quarto nos finais de semana.

As grandes discussões que tivemos para execução do projeto foram relacionadas ao armanezamento de água e como fazer para transportar nossas bikes. Todo o resto foi consenso.

Havíamos imaginado uma capacidade de água maior que a usualmente aplicada em projetos similares mas, ao contrário de que muitos faziam, não queríamos colocar caixa d’água no teto, alterando o centro de gravidade do carro.  A solução para isso foi a preparação de caixas de plástico polietileno (PE) que estão alocadas na parte baixa do carro ao lado do chassi e internamente no vão do banco traseiro, que eliminamos.

Em relação às bikes, depois de muitos desenhos e discussões, encontramos uma solução muito boa em conjunto com o Alexandre, da Tração Off Road, em Mairoprã (SP).  Com sua engenhosidade, ele nos ajudou muito a montar esse quebra-cabeça e, ao final, resolvemos fixar as calhas que já possuímos no bagageiro que mandamos fazer sob medida para o Roots.

Como já iriamos fixar a barraca automotiva na parte traseira do bagageiro, usaremos as extremidades laterais da parte dianteira do bagageiro, deixando espaço no centro para as caixas de aluminio. Ainda assim, levaremos como opcional um rack traseiro para ser adaptado no estepe, para o caso de termos problemas de altura em determinados lugares.

A parte de interna será toda feita na Victoria MotorHomes e será composta por baús que viram cama com uma pequena adaptação, armários verticais que contornarão a geladeira, bancada com pia embutida e mesa adaptável, janelas traseiras basculantes e ainda uma mesa retrátil acoplada na porta traseira.

Além disso tudo, incluímos também um quebra-mato dianteiro com faróis de milha (já que a iluminação da Defender não é das melhores), um suporte para o estepe traseiro, um tanque de combustível extra de 32litros (aumentando a autonomia para mais de 1.000km) uma escada de acesso ao teto e, ainda, placas de aluminio para serem presas nos para-lamas e no capô, permitindo andar sobre a parte dianteira do carro.

Quanto à barraca automotiva, optamos pelo modelo Top Camp da Camping’s World na medida familia (1,60 x 2,20). Pesquisamos muito antes de definir e depois que conhecemos a Ilka e o Douglas, proprietários da CW, não restou a menor dúvida que queríamos a melhor barraca do mundo.  Além de tradição e qualidade, a Camping’s World é uma verdadeira família e também nos recebeu com muita atenção e simpatia, abraçando a nós e ao nosso projeto  de uma forma muito carinhosa.

Nossa expectativa é que o carro esteja pronto no final de Abril e nos 2 meses seguintes queremos viajar bastante pelo Brasil para testar as adaptações feitas antes de partirmos em definitivo para nosso giro pelo mundo. Quando ele estiver pronto, postaremos as fotos em nosso instagram SER_Mundi para podermos compartilhar o final dessa saga….

EnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseSpanish